quinta-feira, 20 de agosto de 2009

"Do sonho aos ares"


A criação da tecnologia nada mais é do que a teimosia de alguns para fazer a vida dos outros mais fácil, para encurtar distâncias. Foi isso que Santos Dumont fez, investiu quase uma vida tentando até conseguir fazer o seu sonho voar.
Foi graças a estas e outras conquistas que outros estudiosos tiveram inspiração e coragem para investir também. E o campo da informática também faz parte de uma história de tentativas, de erros e acertos, até chegarmos nesta explosão que temos hoje. Do 14 bis para os aviões modernos. Do computador de uma sala toda para os notbooks cada vez mais modernos e com mais espaços de memórias.
A evolução da tecnologia de modo geral afeta nossa vida, pois sabemos que depois que lançamos mão de um aparelho que nos facilite o dia-a-dia não conseguimos mais viver sem ele. O campo da informática, com certeza, foi o que mais abruptamente apressou a mudança. Todo o nosso sistema de organização é informatizado. Dependemos diretamente do bom funcionamento dos programas e sistemas de computadores para ir ao supermercado, ao banco, ao bar, às lojas... Sabemos do transtorno de um sistema "sem sinal"!
A informática facilitou muito o trabalho nas escolas, graças a ele não precisamos ficar metade da tarde rodando mimeógrafo, podemos diversificar atividades nos sites, trocar experiências através de e-mails. Abrir coleções didáticas inteiras com um cd e imprimir as tarefas na hora!
Na vida pessoal também temos grande ajuda da informática. Podemos pagar contas, fazer transferências bancárias, ver amigos que moram longe, conversar com pessoas queridas todos os dias sem precisar fazer deslocamento (se bem que nada substitui uma boa roda de chimarrão, não é mesmo? - e isto não dá para fazer via e-mail!).
Várias vezes sentimos necessidade de usar a internet, até porque o próprio mercado nos exige isso. Muitas empresas só recebem currículos via e-mail, as inscrições em concursos são, na maioria, via internet. Se vivemos no século XXI e queremos acompanhá-lo teremos que nos acostumar a precisar "da tal" da internet!

Nenhum comentário:

Postar um comentário