quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Ótima leitura - José Manuel Moran (A escola que desejamos e seus desafios)!


Quando estamos inseridos em uma realidade de comodismo entendemos como é difícil sermos inovadores, para tal precisamos, muitas vezes, contradizer o que nossos colegas de trabalho acreditam e, não duvidem, é uma tarefa árdua.
Realmente é verdade que os alunos não querem mais estar na escola. As aulas de quadro e giz deixaram de ser interessantes à muito tempo. Desde quando tem uma lan -house na esquina da casa deles e lá eles podem conectar-se a todos os assuntos que eles gostam. Assuntos estes que eles não encontram na escola.
Talvez por isso eles pichem e depredem os prédios escolares, claro que sempre consideramos ações de vandamlismo, mas será que não fazem como ato de protesto, mostrando que não é lugar digno de respeito? Se eles vão para sentirem-se excluídos do processo de educação é certo que a última coisa que vão ter é carinho e cuidado pela escola em que estão.
É hora de mudança, mas cabe ressaltar que os professores não são valorizados em sua profissão e por isso sentem-se desmotivados para a inovação. O primeiro passo é uma mudança de investimento na educação do país.
Como trabalhar on-line se as escolas não possuem sequer folhas de ofício suficientes para o trabalho dos professores?

Nenhum comentário:

Postar um comentário